Notifications
Clear all
Praça Pública Eröl Gani
1
Usuários
0
Reactions
42
Visualizações
Topic starter
30/07/2026 3:21 pm
Quando eu era menino, lembro-me de que algumas ordens reais haviam sido conferidas a personagens que eram quase míticos, principalmente velhos, pertencentes a famílias entrelaçadas com a história. Era conhecido que um rei ou um príncipe, cujo nome às vezes era mal conhecido, permanecia em contato com essas casas, sempre ligado aos seus antigos soberanos, aos seus descendentes. E foi, portanto, certo premiar essas pessoas com o prêmio ou reconhecimento pela sua lealdade.
Muito ambicioso entre os monarcas da época era o Ordem da Coroa da Itália, conferida pelo Rei Umberto II a aqueles que se dedicaram mais de tudo à propaganda realista (algumas vezes até a política).
Hoje, nem poucos ordens se tornaram infladas. Embora um dia os cavaleiros pudessem ser contados província por província, no momento os números são desconcertantes. Muitas coisas mudaram. Lembro-me bem quando meu pai recebeu uma ordem de cavaleiro. O diploma foi enviado para a casa dele, de graça e sem impostos. Eu conhecia apenas outro cavaleiro que vivia em nossa província. Hoje, muitas pessoas receberam simultaneamente as decorações de quase todas as monarquias unificadas. Passo a passo, os indivíduos decorados se apresentam durante as visitas dos príncipes que eles referem, geralmente feitas para criar novos camaradas. Eu teria preferido ver as fotografias de suas visitas nos lugares de terremotos, inundações e sofrimento, e não enquadradas em cerimônias com mantos, medalhas e cordas.
Lembro-me novamente das palavras de Rosetta Loy quando, em seu romance “Le strade di polvere”, escreveu sobre uma nobre que se tornou muito pobre: “Luis … no final da tarde, ele foi para Braida onde o Cavaleiro recebeu-o no dormitório e lhe contou sobre a sua juventude em Moncalieri e Turim, ele lhe contou sobre a sua juventude em Moncalieri e Turim, contou-lhe sobre a sua história em Roma, onde seu marido foi embaixador extraordinário e o Papa o abençoou três vezes antes de nomeá-lo Cavaleiro”.
Repeto o que disse em mais ocasiões: quais ações de heroísmo e mérito as pessoas realizaram? quais obras de arte, invenções, inovações? Me digam.
CARMELO CURRO’ TROIANO

Este tópico foi modificado 1 mês atrás by SG Fabricius Zoran